Câmeras de vigilância

As Câmeras de segurança são atualmente muito utilizadas, não apenas em empresas, mas em residências e até veículos, auxiliando na segurança dos ambientes, além de deixarem tranquilos os proprietários dos bens, sabendo que os mesmos conseguirá visualizar qualquer sinistro mesmo estando distantes, e tomando providencia como impedindo que algo mais aconteça.

Reproduzir vídeo
câmeras-de-segurança

Aqui na Compel  você encontra diversos modelos de Câmeras de monitoramento, tais como nas versões de Câmeras IP via Rede com resolução que variam de 1 Megapixel até 5 Mega sendo a  transmissão da imagem feita por cabo de rede (lan) através de protocolos TCP/IP, e também as clássicas Câmeras Analógicas, que possuem resolução de 1 Mega ou HD 720p e 2 Mega ou Full HD 1080p, com tecnologias HDCVI, HDTVI, AHD.

Câmeras conhecidas por câmeras Multi HD, flex 5 em 1 ou Híbridas, com resolução full HD que se adaptem a todas as tecnologias citadas acima de uma forma simples e prática.

Por que e Onde Instalar Câmeras de Segurança?

Instalar um bom sistema de monitoramento irá certamente trazer mais segurança tanto para seus entes queridos quanto para suas propriedades. Esse motivo, tem levado pessoas a optar pela utilização de câmeras de segurança em seus bens. Afinal, câmeras colocadas em um ambiente inibe a ação de criminosos e permite controlar atividades no ambiente e reunir provas em casos de sinistros. Para uma boa cobertura dos equipamentos é necessário saber que a instalação de câmeras de vigilância exige alguns cuidados especiais para que elas sejam realmente eficientes.
Seja em locais comerciais/empresas, ou residências, o monitoramento é a solução perfeita para melhorar a segurança tanto nos negócio quanto da seus entes queridos. 

O que são Câmeras de Vigilância?

As câmeras para monitoramento são equipamentos compostos por um sensor de imagem, lente de curto ou longo alcance e, geralmente, possui tecnologia de infravermelho. Modo no qual, é possível a visualização em locais escuros e durante o período noturno com excelente imagem. Ainda, além de imagens de alta resolução, alguns modelos podem capturar áudio com boa clareza.

As câmeras de segurança são usadas conectadas aos gravadores de vídeo (DVR, HVR ou NVR) que na maioria possuem tecnologias, como CVBS (analógica) ou HDs (AHD, HDCVI e HDTVI) simplificado como câmeras digitais.

Como no mercado há N´s  modelos, as câmeras de segurança IP WI – Fi atendem às mais variadas necessidades. Desse modo, têm sido cada vez mais usadas para garantir a proteção em vias públicas, pontos comerciais e residências.

Como Funcionam as Câmeras de Vigilância?

O uso de varias câmeras de vigilância é denominado videomonitoramento (CFTV) — Circuito Fechado de Televisão. Como mencionado acima, há diversos modelos, sendo basicamente divididos em dois tipos: analógico e IP.

As câmeras analógicas são conectadas a partir de um cabo, sendo esse UTP (Lan) ou coaxial (mesmo de antena), a um DVR, onde as imagens são gerenciadas e armazenadas. Para visualização em tempo real, este mesmo DVR tem saídas HDMI ou VGA que permitem conexão aos monitores, ou mesmo aparelhos de TVs.

Por sua vez, as câmeras IP permitem a conexão à internet com cabo de rede (Lan) ou Wi-Fi direto de um roteador para ser enviado para a internet, e por meio de um software de gerenciamento ou mesmo via browser, sem necessidade de um gravador. Contudo, se for uma grande quantidade de câmeras IP será necessário usar um NVR para o gerenciamento das imagens.

As imagens podem ser monitoradas remotamente por um computador, tablet ou smartphone. Há possibilidade de armazenamento em dispositivos, como um HDD ou, até mesmo em nuvem. O tempo de gravação disponível irá depender da capacidade do HDD ou nuvem.

Quais as Principais Tipos de Câmeras Utilizadas?

principais tipos de câmeras utilizadas

O mercado disponibiliza uma grande variedade de câmeras de segurança, para os mais variados fins.

Segue abaixo as mais comuns:

  • câmera dome: trata-se de um modelo versátil revestida por um tipo de domo, contendo sensor infravermelho, protegendo-a de poeira, Interperies do clima. Assim, sendo usada para locais internos e externos;
  • câmera bullet: é um dos tipos mais usados, com infravermelho, ideal para locais internos ou externos;
  • câmera IP: contém um servidor interno responsável por transmitir imagens diretamente para a internet/rede;
  • câmera box: com tamanho grande, esse modelo profissional oferece imagens de alta resolução (atualmente pouco utilizado);
  • minicâmera: de formas reduzidas, podendo ser instalada em meio a objetos de decoração sem ser percebida no local (esta atualmente caiu no desuso);

Qual a Composição de um Sistema de Câmeras para Monitoramento?

Veja, abaixo, quais são itens que levam a composição do sistema CFTV!

Câmeras
É importante saber quais câmeras serão instaladas  em seu ambiente, pois cada uma tem particularidades diferenciadas, sobre as quais mencionamos acima.

Lentes

As câmeras precisam de boas lentes para que possam captar imagens nítidas. Na maioria são as fixas acompanhando a câmera, com um ângulo de visão com mais foco e maior amplitude. Cada lente apresenta uma especificação, como distância focal, lentes que fazem movimentos verticais e horizontais, verificar ao adquirir.

Sistemas de gravação das imagens

DVR
O DVR (Digital Video Recorder) é um aparelho onde serão gerenciadas as imagens capturadas pelas câmeras.

NVR

O sistema em NVR (Network Video Recorder) é bem semelhante ao DVR. Permitindo a gravação e a integração de todas as câmeras em um mesmo aparelho. A diferença está na adequação apenas à kit CFTV câmeras IP. Desse modo, as câmeras serão ligadas ao aparelho sem o uso de cabos (WI-FI).

HVR
O HVR (Hybrid Video Recorder) é uma união do DVR e do que o próprio nome “híbrido” sugere. Sendo assim, ele admite câmeras IPs tanto como analógicas no seu sistema de vigilância.

Onde Instalar as Câmeras?

Para a proteção garantida, é imprescindível  que as câmeras sejam instaladas sempre com auxilio de um profissional. Afinal, é preciso identificar quais são os pontos estratégicos e vulneráveis do ambiente, movimentação dos habitantes do local, bem como a índice de criminalidade na região.

Colhida estas informações, dá para ter uma ideia de qual tipo de câmera é o mais indicado e os locais em que devem ser instaladas. De atenção aos pontos citados abaixo:

Portão de entrada
A instalação de câmeras nos portões em uma melhor altura consegue-se minimizar ações suspeitas, tornando possível a percepção e identificação de algum possível sinistro.

Entrada principal
A entrada principal é um dos acessos mais utilizados pelos criminosos para invasão em um ambiente. Desse modo, esse local não pode ficar sem câmera de vigilância Full HD. 

Entrada pelos fundos
Entrada pelos fundos geralmente estão localizadas longe da rua e com baixa movimentação de pessoas, também é um acesso mais utilizados por assaltantes. Por isso, é importante não deixar esse ponto sem videomonitoramento.

Garagem
Por ser o ambiente onde que carros, motos, bicicletas e outros bens são guardados, é preciso que estar devidamente protegido. Afinal, muitos criminosos não chegam a entrar na residência, preferem pela facilidade atuar no que está na garagem, visto que há menos probabilidade de serem flagrados por alguém.

Entrada pelas Janelas
Principalmente se localizadas nos fundos dos locais em que não há tanta movimentação durante uma parte do dia, as janelas são muito usadas por criminosos para invadir um ambiente.

Ambiente interno
Também  instaladas dentro de uma propriedade, em ambientes como salas, cozinha,  quartos de crianças ou bebês  e área de serviço. Dessa forma, tanto o a área interior e  exterior  de seu ambiente estarão devidamente protegidos e monitorados.

Quais os Cuidados para ser Tomados na Instalação de Câmeras?

Além da localização, é preciso considerar outros fatores na hora de instalar um sistema de CFTV.

Veja quais são eles:

Iluminação
Não resolverá ter um sistema de câmeras de segurança em um ambiente se elas não captarem as imagens com nitidez, certo? Então certifique-se de que os raios solares não vão interferir nas imagens e veja se há iluminação à noite, se as câmeras não contarem com tecnologia infravermelho.

Como Proteger o seu Sistema de Câmeras. 

É fundamental a garantia que o ações climáticas não danifiquem as câmeras. Portanto, é necessário manter os equipamentos em locais de difícil acesso, evitando, assim, que sejam roubadas ou danificados.

Pode se usar protetores anti vandalismo, para as proteções físicas e protetores de surto para proteção elétricas.

Recomendamos os protetores Clamper para estes fins.

Qual a Posição de uma Câmera de Segurança?

É necessário estar atento para que as câmeras de segurança estejam direcionadas para onde se deseja captar, tendo sempre muito cuidado para não violar os direitos à privacidade de terceiros.

Onde estamos